Lógikapostolica

domingo, 29 de março de 2015

Por que nós lutamos - domingo de ramos

© Todos os Direitos Autorais Reservados, desde 2011; O conteúdo deste Artigo está à disposição de todos os internautas. A reprodução dos textos sem citar a fonte se constitui plágio e, portanto, é um ato ilegal segundo o Código Penal Brasileiro (Art. 297) que garante os direitos autorais. Quem agir contra estes direitos estará sujeito às penalidades previstas na lei.

À SERVIÇO DO GRANDE PROFETA DO SENHOR DEUS CRIADOR, DO DIVINO ESPIRITO SANTO, DE CRISTO JESUS SALVADOR, DE MARIA SANTÍSSIMA E DA SANTA VÓ ROSA, O CONSOLADOR, DE QUEM É O SUCESSOR; SANTO ALDO PASTOR DO REBANHO ESCOLHIDO.

Por que nós lutamos?

domingo de ramos, semana santa, sexta-feira da paixão e domingo de páscoa”...

Olá! Tudo bem?
            Que as Bênçãos do Senhor Jesus Cristo, de Deus Pai o Criador, do Divino Espirito Santo, de Maria Santíssima Mãe Celestial, da Santa Vó Rosa o Consolador e do Santo Irmão Aldo Profeta dos últimos dias esteja com todos os irmãos e irmãs, bem como de todos os amigos e amigas internautas que gostam de nossas publicações e da Doutrina Apostólica. Para mim é sempre um motivo de grande prazer e motivação poder falar com todos os meus amigos, amigas, simpatizantes, irmãos, irmãs de fé e todos os internautas em geral espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
            Queridos irmãos e amigos internautas em geral! Aqui venho com muita alegria e entusiasmo em minha alma entrar em vossa casa para falar sobre o domingo de ramos, semana santa, sexta-feira da paixão e domingo de páscoa. Hoje é comemorado o domingo de ramos pelas igrejas tradicionais, Católica e Ortodoxa. Falo isso por que os protestantes não comemoram este dia. Nós da Igreja Apostólica comemoramos também este acontecimento. Pois cremos que tudo que aconteceu naqueles dias com o nosso Senhor Jesus deve ser considerado com amor e respeito.
Narrativa bíblica e simbolismos;
Ver artigo principal: Entrada triunfal em Jerusalém
Nos relatos dos evangelhos dos Apóstolos, a entrada triunfal de Jesus ocorre por volta de uma semana antes de sua ressurreição.1 2 3 4
De acordo com eles, Jesus Cristo chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, ansioso e entusiasmado lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo (Salmos 118:25-26) — "Nos salva agora, te pedimos, ó Deus; Ó Deus, envia-nos agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor, Da casa do Altíssimo vos abençoamos."5 1 2 3
simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. 6 Segundo esta tradição, um Rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "Príncipe da Paz" e não um Rei guerreiro. 6 5
(enciclopédia livre)
            Digo aos irmãos que aquele povo, nem todos que estavam ali é claro, desejavam um Messias com a missão de Salvador de pecadores, mas um Rei para quebrar o julgo romano que pesava sobre eles. Não estavam interessados em salvação de almas, mas em liberdade político-econômica e até religiosa.
Em São Lucas 19:41, conforme Jesus se aproxima de Jerusalém, ele olha para a cidade e chora por ela (no evento conhecido como em latimFlevit super illam), já prevendo o sofrimento a que passará a cidade.
Em muitos lugares no Oriente Próximo antigo, era costumeiro cobrir de alguma forma o caminho à frente de alguém que merecesse grandes honras. A Bíblia hebraica (II Reis 9:13) relatam que Jeú, filho de Josafá, recebeu este tratamento. Tanto nos evangelhos sinóticos quanto o Evangelho de São João reportam que a multidão conferiu a Jesus esta honraria. Porém, nos sinóticos, o povo aparece lançando suas vestes e juncos cortados na rua, enquanto que em São João, mais especificamente, menciona ramos de palmeira. Estes eram símbolos de triunfo e vitória na tradição judaica e aparecem em outros lugares da Bíblia (Levítico 23:40 e Apocalipse 7:9, por ex.). Por causa disto, a cena do povo recebendo Jesus com as palmas e cobrindo seu caminho com elas e com suas vestes se torna simbólica e importante.
Mas dali à seis (6) dias a mesma multidão pediriam a morte daquele que entrava agora triunfal em Jerusalém. Quantos que foram alimentados pelos pães e peixes que Jesus havia multiplicado há alguns meses antes? Mas tudo teria que ser assim. Pois estava escrito que o Cristo haveria de ser escarnecido, traído, injuriado e morto... Porem ressuscitaria ao terceiro dia.
Eucarística como de costume.
O sentido desta festa do Domingo de Ramos se trata tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e ao mesmo tempo recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intensamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no domingo anterior com ramos, é crucificado sob o pedido da mesma multidão na sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa e também sua solene abertura.
            Uma nota importante que desejo deixar esclarecido aqui é que há diferenças nas maneiras de se entender por parte de algumas pessoas sobre o que venha a ser o domingo de ramos e o de pascoa. O domingo de ramos é o que meditamos acima, com partes retiradas da enciclopédia livre onde se trata do assunto. E o domingo de Pascoa é o dia em que Jesus Cristo havendo sido crucificado na sexta-feira, ressuscita três dias depois, justamente no domingo.

Oriente;

Na Igreja Ortodoxa, o Domingo de Ramos é geralmente chamado de "Entrada do Senhor em Jerusalém" e é uma das Doze Grandes Festas do ano litúrgico, além de marcar o início da Semana Santa. O dia anterior é conhecido como Sábado de Lázaro e comemora a ressurreição de Lázaro. Ao contrário do ocidente. Temos aí também
O fato da ressurreição de Lázaro que ascendeu ainda mais a inveja dos fariseus e os príncipes seus. Isso se dá num sábado antes do passeio triunfante sobre um jumento pela praça da cidade depois de sua entrada gloriosa e aclamada pelas multidões. Quando viram aquilo! Enfureceram-se e caçaram todos os meios para acabar com a vida do divino Mestre.
            Por hoje é só. Que a paz e as Bênçãos do nosso Senhor Jesus esteja com todos.
Continuaremos (com mensagens da semana santa) no próximo artigo...

TODA HONRA E GLÓRIA A DEUS PAI CRIADOR,
AO CRISTO JESUS, PRINCIPE DA VIDA O SALVADOR,
AO ESPÍRITO SANTO DO ALTÍSSIMO,
A SANTÍSSIMA VÓ ROSA O CONSOLADOR,
A MARIA SANTÍSSIMA MÃE DA IGREJA
AO SANTO PASTOR E PROFETA DOS TEMPOS FIM... SANTO IRMÃO ALDO

E A TODOS OS SANTOS E ANJOS DOS CÉUS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Certo de que vigora na República Federativa do Brasil a liberdade de manifestação do pensamento (vide art.5o, IV da CF/88), bem como de que é livre a expressão de atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, sendo vedada a sua censura (art.5o, IX, CF/88), é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, o projeto (blogger, artigo, site, grupo, etc.).
No uso dos direitos fundamentais postos na Constituição Federal do Brasil esclarecem que as manifestações aqui colocadas, nas mais diversas formas (textos reflexivos, artigos, reportagens), não possuem o condão de menosprezar, descriminar ou mesmo desrespeitar quaisquer tipos de manifestações religiosas ou convicções filosóficas existente no País, bem como seus manifestantes e líderes.
Dentro desse contexto, não há em que se falar em crime contra o sentimento religioso ou ainda crime contra a honra, pois as manifestações não estão voltadas às pessoas que defendam ideais opostas, mas sim ao campo da livre divulgação doutrinária e religiosa, da fé e do nome da Igreja Apostólica do Consolador, a Santa Vó Rosa e Santo Irmão Aldo.